BLOG DO EDINHO SOARES: EM ATO DESESPERADO, ALA DO PSB VOLTA A DEFENDER NOME DE GERALDO JÚLIO PARA GOVERNADOR

sábado, 15 de janeiro de 2022

EM ATO DESESPERADO, ALA DO PSB VOLTA A DEFENDER NOME DE GERALDO JÚLIO PARA GOVERNADOR

Coluna do Diego Lagedo: O caminho que o PSB de Pernambuco está tomando para definir quem será o candidato a governador em 2022 é cada vez mais perigoso. Com o nome natural totalmente desgastado com a opinião pública e fora do páreo, os socialistas ficaram sem boas opções e surgiu uma clara divisão interna.

De um lado, há o governador Paulo Câmara, que é apontado por todos como “o legítimo condutor do processo”. Do outro, há a família Campos e os seu muitos agregados, que querem um nome mais ligado ao núcleo duro do clã. Paulo estava trabalhando para lançar o secretário José Neto, que é de sua confiança, enquanto os Campos têm preferência por Geraldo Júlio ou por Tadeu Alencar, que têm laços familiares com João Campos.

Em uma reviravolta atrapalhada e desacreditada, o colunista de O Globo Lauro Jardim cravou que o candidato do PSB em Pernambuco seria o deputado federal Danilo Cabral, que era o azarão no processo. O movimento causou rebuliço no Palácio do Campo das Princesas e não teve confirmação do governador.

Outra preocupação dos socialistas é com o nome de Humberto Costa (PT), que já se reuniu duas vezes com Paulo Câmara nas últimas semanas para afirmar que tem apoio de Lula para disputar o Governo de Pernambuco. Nesse cenário, Paulo Câmara seria candidata a senador, mas os socialistas tem pavor à ideia de perder o Governo.

Ocorre que a relação entre o PT e o PSB nacional não anda nada boa e a chance de Alckmin compor uma chapa com Lula é cada vez mais remota. Dessa forma, como já foi feito em outras eleições, o PT de Pernambuco passa a ser utilizado para chantagear o PSB. Se os socialistas não apoiarem a candidatura de Lula para presidente, Pernambuco deve ter uma chapa petista para o Governo de Pernambuco.

Nessa conjuntura totalmente embaralhada e cada vez mais complexa, uma ala do PSB parece ter se desesperado e voltou a trabalhar o nome de Geraldo Júlio. Diversos deputados e prefeitos do partido fizeram uma ofensiva nessa semana para defender que o nome do partido deve ser o de Geraldo e socialistas passaram a circular com adesivos defendendo a pré-candidatura do ex-prefeito.

Resta saber se Geraldo Júlio vai ter coragem para enfrentar a opinião pública após os escândalos do Covidão do Recife.

Reportagem: Diego Lagedo - Pernambuco em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.