BLOG DO EDINHO SOARES: O PRIMEIRO DO AGRESTE: PREFEITO DE BREJO DA MADRE DE DEUS INAUGURA O PERÍMETRO IRRIGADO

sexta-feira, 27 de abril de 2018

O PRIMEIRO DO AGRESTE: PREFEITO DE BREJO DA MADRE DE DEUS INAUGURA O PERÍMETRO IRRIGADO

A imagem pode conter: 3 pessoas
Foto/Edinho Soares
Em uma cerimônia na Barragem do Oitis, que fica localizada na zona rural de Brejo da Madre de Deus, o prefeito Hilário Paulo, reuniu moradores e beneficiários da parte baixa da barragem para inaugurar o perímetro irrigado, que somam mais de 1,5 km (um quilometro e meio) de tubulações, sendo estes abastecimentos sobre controle.

Os moradores da localidade, produzem de um tudo, especialmente verduras, que são comercializadas em feiras de diversas cidades, entre elas: c Brejo, Caruaru, Campina Grande e Recife.
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Sebastião Barbosa e Orobó Str, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, nuvem, oceano, atividades ao ar livre, natureza e água
Foto/Edinho Soares
Quem esteve participando e representado o município de Orobó, foram os senhores: Paulo Pinto (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais) Sebastião Barbosa (Secretário de Agricultura de Municipal) Antônio Ramos (Extensionista Rural da Agricultura Familiar) 
A imagem pode conter: céu, montanha, árvore, nuvem, planta, atividades ao ar livre, natureza e água
Foto/Edinho Soares
 A Barragem do Oitis tem capacidade para armazenar aproximadamente três milhões de metros cúbicos de água, e a mesma já foi um dos pontos turísticos da cidade, mas devido à seca que nos últimos anos tem castigado a região, a barragem chegou a entrar em colapso fazendo com que os turistas deixassem de visitar o Sitio Oitis e ainda comprometer o dia a dia dos agricultores rurais da comunidade que dependem da água da barragem para manterem suas plantações, fazendo com que muitos agricultores tivessem que sair para buscar em outras cidades o sustento da família.
A imagem pode conter: céu, nuvem, ponte, atividades ao ar livre e natureza
Foto/Edinho Soares
No ano de 2017 no período das chuvas a barragem voltou a receber água e chegou a atingir uma capacidade de até 50% de seu volume. A esperança dos agricultores para poderem plantar novamente em suas terras e garantir o sustento pertinho de casa, mas um problema antigo voltou junto com a água da barragem, a falta de entendimento entre os moradores da localidade, os que ficam antes do paredão da barragem (parte de cima) e os que ficam após (parte de baixo).

Por intermédio da Prefeitura Municipal junto com o MPPE (Ministério Público de Pernambuco) um TAC (termo de ajuste de conduta) foi firmado entre os agricultores, e um projeto foi elaborado para promover o uso racional da água. O Perímetro irrigado, primeiro do agreste no seguimento com intuito de promover a geração de emprego e renda na região criando a primeira PPP (parceria público privada) na área da agricultura no município entre os moradores do Sitio Oitis e a Prefeitura Municipal.

O Perímetro Irrigado com aproximadamente 1,5 km (um quilometro e meio) de adutora passou a ser implantado ao longo de mais de 20 propriedades a jusante da barragem. O Perímetro vem para ajudar na economia da água armazenada na Barragem e beneficiará os agricultores que dependem da água para seguirem plantando em suas propriedades (coentro, alface, tomate, cebola, repolho, pimentão, milho, feijão, capim entre outras plantas) e garantirem o sustendo de suas famílias.

 Edinho Soares  e a Assessoria de Comunicação Prefeitura de Brejo da Madre de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.