BLOG DO EDINHO SOARES: COMEÇOU A TRIAGEM DE CATARATA EM OROBÓ

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

COMEÇOU A TRIAGEM DE CATARATA EM OROBÓ

Foto/Edinho Soares
A Secretaria Municipal de Saúde de Orobó, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), deu início nesta segunda-feira (15), a mais um atendimento aos pacientes do projeto Triagem de Catarata. Ao todo, 500 pessoas, acima de 50 anos, serão preparadas para a cirurgia de correção da doença. As avaliações estão sendo realizadas durante toda a semana por uma equipe de técnico e oftalmologistas da Fundação Altino Ventura, na cidade e comunidades conforme cronograma.

15/08/2016 - UMBURETAMA/MANOEL APRÍGIO - QUADRA DE EVENTOS DE OROBÓ - 100 vagas
16/08/2016 - CARAÚBAS/FIGUEIRAS/JUNDIAÍ - QUADRA DE EVENTOS DE OROBÓ - 100 vagas
17/08/2016 - SERRA DE CAPOEIRAS - QUADRA DE ESPORTES DE SERRA DE CAPOEIRA - 100 vagas
18/08/2016 - FEIRA NOVA/MATINADAS - EM FRENTE AO POSTO DE SAÚDE DE FEIRA NOVA - 100 vagas
19/08/2016 - CENTRO/VARJÃO - QUADRA DE EVENTOS DE OROBÓ - 100 vagas

A iniciativa da Prefeitura d e Orobó e da FAV tem o objetivo de diagnosticar os casos de catarata no município, prevenir a cegueira e promover a reabilitação da visão.

Segundo cronograma da Secretaria de Saúde de Orobó, os procedimentos cirúrgicos ocorrerão no final do mês de setembro em Surubim. As pessoas diagnosticadas com grau que indique intervenção cirúrgica, ainda farão exames de sangue e de cardiograma. Após a cirurgia os pacientes passarão por acompanhamento com visitas agendadas.

De acordo com a equipe de oftalmologistas da Fundação Altino Ventura, a cirurgia é o único meio de recuperar a visão em pessoas com grau elevado da doença. “A indicação cirúrgica é devido ao elevado estado da doença. Depois de um tempo, o quadro clínico tende a piorar e só este procedimento pode devolver a qualidade da visão. A catarata é uma doença que pode levar a cegueira”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.