quarta-feira, 30 de setembro de 2020

PRAZO PARA MUNICÍPIOS SOLICITAREM RECURSOS DE AJUDA À CULTURA TERMINA EM 16 DE OUTUBRO

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe a paralisação de quase todos os serviços no Brasil que, por sua vez, dificultaram a situação financeira de inúmeros setores da sociedade como, por exemplo, a cultura. Sem que a população pudesse se aglomerar, ir à shows, teatros, cinemas, feiras entre tantos outros espaços dedicados à essa atividade, as pessoas que trabalham neste setor tiveram a fonte de renda esgotada.

Para que os efeitos dessa crise fossem reduzidos, o Congresso Nacional criou a Lei Nº 14.017, de 29 de Junho 2020, que trata sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública por causa do coronavírus. De forma prática isso significa que o Governo Federal disponibilizou para este ano, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, recursos somados no valor de R$ 3 bilhões de reais para promover ações que garantam uma renda emergencial aos trabalhadores da cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período da pandemia.

Apesar disso, quase metade dos municípios do país ainda não cadastraram planos de ação para recebimento dos recursos da lei, que ficou mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Dos 5.570, cerca de 3 mil realizaram a solicitação dos recursos direcionado pelo Ministério do Turismo.

De acordo com o secretário de Cultura de Campinas (SP), que também é presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, Ney Carrasco, não é possível explicar com exatidão os motivos para essa baixa procura, mas algumas dificuldades podem ser apontadas como comuns entre vários municípios do país. 

“Os prazos são apertados. Temos que executar e fazer os pagamentos até dia 31 de dezembro. O gestor com experiência já consegue ter mais agilidade, enquanto o que nunca fez esse tipo de processo, pode não dar conta. Por isso, muitos deixam os recursos voltarem parar o estado de origem. Existe um compromisso entre todos os estados da Federação de que o recurso que voltasse seria aplicado na mesma região. Uma segunda possibilidade é que algumas cidades estejam preocupadas com questões eleitorais”, argumentou.

As cidades que ainda não enviaram suas informações para o governo federal e têm interesse em participar do recebimento de recursos pela Lei Aldir Blanc, têm até o próximo dia 16 de outubro para realizar o cadastro do plano de ação por meio da plataforma +Brasil. Na última semana, o Ministério do Turismo finalizou o pagamento dos 26 estados e do Distrito Federal. Somado aos municípios que já receberam, o montante ultrapassa os R$ 2 bilhões.

Por isso, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que é preciso aumentar o número de municípios beneficiados e, assim, ajudar mais o setor da cultura por todo país, pois no último levantamento do ministério 25 estados e 905 municípios brasileiros receberam o recurso do governo federal.

“Que os gestores acessem a plataforma + Brasil e, com isso, possam cadastrar os seus planos de ação para o recebimento do recurso. E assim tenham a condição de auxiliar não só os profissionais da área da cultura mas, também, os espaços, os projetos de cultura durante essa pandemia”, destacou o ministro.

Todas as informações sobre a operacionalização da lei, como as iniciativas apoiadas, os beneficiários elegíveis e os prazos exigidos, podem ser conferidas no decreto de regulamentação da lei. O Ministério do Turismo e a Secult oferecem canais de atendimento para tirar dúvidas sobre a aplicação da legislação, pelo site portalsnc.cultura.gov.br/auxiliocultura e pelo e-mail auxiliocultura@turismo.gov.br.

Questionamentos a respeito da utilização da Plataforma+Brasil podem ser esclarecidos pelo telefone 0800-9789008, disponibilizado pelo Ministério da Economia.

Reportagem: Brasil 61

COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA EM OROBÓ, A FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR AGROECOLÓGICA

Feira da Agricultura Familiar Agroecológica - O Centro Sabiá e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orobó, em parceria com a Prefeitura Municipal de Orobó e a COMSEF (Comunidade Semeando o Futuro), tem a alegria de convidar você para a inauguração da Feira da Agricultura Familiar Agroecológica.

Nesta quinta-feira, 01 de outubro, e continuará todas as quintas-feiras, a partir das 6h, na Rua Professor Mariano de Aguiar, centro, em frente e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em tempos de pandemia, o cuidado com a alimentação merece atenção redobrada, é muito importante saber de onde vem seu alimento. No espaço serão ofertados produtos como, verduras, legumes, frutas, produtos beneficiados e fitoterápicos, todos produzidos sem veneno por agricultoras e agricultores familiares do município, teremos ainda o artesanato local.

Sua presença é muito importante, venha,  esperamos você e sua família, com todos os cuidados indispensáveis para nos proteger contra o Coronavírus.

COMEÇA A OBRA DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BAIRRO SÃO JOSÉ, EM OROBÓ

O Bairro São José está recebendo em estado muito avançado, a maior obra de sistema de esgotamento sanitário já realizado no município de Orobó, através da prefeitura municipal.

O tratamento de esgoto será de grande importância para o imenso bairro, que terá toda sua infraestrutura de saneamento construído.

O prefeito Chaparral, analisa a obra como fundamental para o desenvolvimento da cidade, que tem recebido inúmeras obras.

CAVALO MARINHO E MAMULENGO SERÃO DEBATIDOS EM CINCO DIAS DE ENCONTROS EM GLÓRIA DO GOITÁ

Mestres estarão no 1º Fórum de Brinquedo promovendo um grande encontro em Glória do Goitá. Foto: Artur Carvalho / Divulgação

Na pretensão por reunir duas expressões culturais muito populares na Zona da Mata pernambucana: o Cavalo Marinho e o Mamulengo, será realizado o 1º Fórum de Brinquedo, entre os dias 06 a 10 de outubro, no Museu do Mamulengo em Glória do Goitá, na Mata Norte.

O Cavalo Marinho e o Mamulengo são brincadeiras que se aproximam, dialogam e lutam bravamente para se manterem vivas e atuantes. Esse Fórum contará com apresentações dos brinquedos, oficinas e rodas de diálogo que darão as cores ao evento, com a presença de grandes mestres e mestras populares, os quais compartilharão seus saberes durante os cinco dias de programação.

Essas duas manifestações culturais destacam-se como importantes expressões populares de Glória do Goitá. “Tradições seculares que permanecem vivas, seja resistindo, seja inovando seus folguedos. É uma excelente oportunidade para dar as mãos e fortalecer os laços, pois como diz o ditado: o cordeiro sacrificado morre, o amor morre, a ARTE não!”, relata o Coordenador Geral desse Fórum, Pablo Dantas.

Mais informações por email: culturadosmamulengos@hotmail.com

PROGRAMAÇÃO:

06 de outubro de 2020

14h – Abertura

14h30 – Exibição do documentário: O Mamulengo Mudou.

15h – Roda de diálogo: 17 anos da Associação dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória de Goitá.

16h – Apresentação do Mamulengo Arte da Alegria do Mestre Bel.

07 de outubro de 2020

9h às 12h – Oficina de Cavalo Marinho (parte 1).

14h – Roda de diálogo: Cavalo Marinho e Mamulengo – a relação entre os brinquedos.

15h às 17h – Apresentação de Cavalo Marinho Tira Teima de Mestre Zé de Bibi.

08 de outubro de 2020

9h às 12h – Oficina de Mamulengo (parte 1).

14h – Roda de diálogo: Mulher pode brincar? A influência feminina no folguedo popular nordestino.

15h às 17h – Apresentação do Mamulengo Flor do Mulungu com Mestra Titinha.

09 de outubro de 2020

9h às 12h – Oficina de Cavalo Marinho (parte 2).

14h – Roda de Diálogo: Estratégias da Cultura Popular em tempos de Pandemia. Captação de recursos e outras possibilidades.

15h às 17h – Apresentação de Cavalo Marinho com Mestra Nalva.

10 de outubro de 2020

9h às 12h – Oficina de Mamulengo (parte 2).

14h –  Apresentação do Teatro História do Mamulengo com o Mestre Bila.

15h – Fundação da Escola Pernambucana de Mamulengo Mestre Zé de Vina.

15h30 – Encerramento com apresentação musical de Paulo dos Oito Baixos.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

O IBGE, EM PARCERIA COM A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS, REALIZARÁ, NOS DIAS 07 E 08 DE OUTUBRO, O SEMINÁRIO ”CENSO 2021 – O QUE O SEU MUNICÍPIO PRECISA MUITO SABER”

O IBGE, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizará, nos dias 07 e 08 de outubro, o seminário ”Censo 2021 – O que o seu município precisa MUITO saber”. O seminário, que faz parte do projeto CNM Qualifica, será on-line e terá duração de 6 horas. Essa qualificação abordará aspectos operacionais do Censo Demográfico, como as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento, o Padrão de Registros de Endereços do CNEFE, além do Intercâmbio de Endereços com as Prefeituras, propiciando aos participantes o conhecimento necessário para contribuir e alcançar os melhores resultados para seu Município. Maiores informações sobre o seminário e as inscrições podem ser obtidas pelo links: https://www.ibge.gov.br/

É HOJE A SUPER LIVE DE JANJÃO E MIGUEL

É HOJE A NOSSA SUPER LIVE ÀS 19:22

Cheios de esperança e confiantes em dias melhores, hoje gostaríamos de convidar você e sua família para assistir a nossa primeira live oficial de campanha às 19:22 através do nosso Instagram e Página do Facebook. Compartilhem com todos!

Ninguém poderá ficar fora dessa SUPER LIVE que faremos juntamente com nosso candidato a vice-prefeito Miguel.

Agora é pra valer!

Vamos todos juntos  mudar Bom Jardim!

#MudaBomJardim

#JanjãoEMiguel

#COMPARTILHEM

Miguel BomJardim

A PROFESSORA MIMINHA É A ANIVERSARIANTE DO DIA

Parabéns!

Que Deus derrame infinitas bênçãos em sua vida hoje e sempre.  Desejo um feliz e abençoado aniversário e que essa data possa se repetir muitas vezes!

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO RECEBE PRESENTE ENVIADO POR JULIANA DE CHAPARRAL

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), recebeu nesta segunda-feira (28) um presente muito especial enviado pela candidata do Democratas à Prefeitura de Casinhas, Juliana de Chaparral: um pote com uma deliciosa passa do doce de caju, preparada com muito capricho pela casinhense Graça Rodrigues. A entrega foi feita pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado, que no último sábado esteve participando de um grandioso ato político de apoio à campanha de Juliana de Chaparral em Casinhas, e prometeu que faria a entrega pessoalmente.

"Quanta honra para o município de Casinhas! Que registro histórico! A passa deliciosa de dona Graça, preparado com os ingredientes e sabores da nossa terra, na mesa do presidente do nosso país! Simplesmente fantástico e mais uma prova do carinho, atenção e respeito que o senador Fernando Bezerra Coelho tem com o nosso povo", comemorou Juliana.

RAYANE MELO É A ANIVERSARIANTE DO DIA

Feliz aniversário!

Que Deus te acompanhe sempre e ilumine os teus caminhos para que prossigas nas trilhas do bem.

Parabéns!

PREFEITURA DE OROBÓ INICIA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA QUADRA DE EVENTOS

A gestão municipal iniciou a reforma e ampliação da quadra de eventos, localizada no centro da cidade de Orobó. A cobertura agora chegará até o mercado público, oferecendo mais conforto ao público em dias de festas e eventos, e também aos frequentadores do local.

JULIANA DE CHAPARRAL ENVIA CARTA À POPULAÇÃO NO PRIMEIRO DIA DE CAMPANHA EM CASINHAS

A candidata do Democratas à Prefeitura de Casinhas, Juliana de Chaparral, deu a largada em sua campanha, já na madrugada deste domingo (27), com o lançamento de um vídeo especial nas redes sociais, onde aparece escrevendo uma carta direcionada à população. "Amigos e amigas de Casinhas. Hoje iniciamos nossa caminhada que nos levará a nossa independência, que nos conduzirá a um novo tempo. Ao escrever esta carta, eu compartilho meu sentimento com você", disse. Cópias da carta foram distribuídas em todo o município.

CONHEÇA O CONTEÚDO DA CARTA NO VÍDEO ABAIXO:

PARA FERNANDO BEZERRA COELHO, ELEIÇÕES MUNICIPAIS SERÃO MARCADAS PELA RENOVAÇÃO POLÍTICA E APROXIMAÇÃO COM GOVERNO FEDERAL

Em visita a municípios da Mata Norte e do Agreste neste sábado (26), o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que as eleições de 2020 serão marcadas pela renovação política e aproximação com o governo federal. Segundo ele, a população de Pernambuco tem vivido um sentimento de “fadiga e frustração” com o governo estadual, e o objetivo é ampliar as parcerias dos municípios com o governo federal.

“Não tenho dúvida que vamos assistir a um processo de renovação política nas cidades onde existem os sentimentos de cansaço, fadiga e frustração com o descaso das gestões. Acredito que a proposta da renovação deve prevalecer muito nestas eleições municipais”, disse FBC em Machados, num ato político com o candidato a prefeito, João Morais (MDB).

A agenda começou em Condado, com um encontro com o prefeito Cassiano (Republicanos), candidato à reeleição, e lideranças locais. No discurso, o deputado estadual Antônio Coelho (DEM-PE) ressaltou a parceria da força política de FBC com o município. “Essa reunião de hoje é mais uma oportunidade de reforçar a força política do senador Fernando Bezerra em Brasília. Condado poderá desfrutar desses esforços e dos recursos do governo federal para ajudar a cidade a continuar no caminho do desenvolvimento. O prefeito vai continuar imprimindo um grande legado de trabalho para a população.”

Já em Ferreiros, o deputado federal Fernando Filho (DEM-PE) reafirmou o apoio ao prefeito Bruno Japhet (MDB), também candidato à reeleição. “Nossa presença aqui hoje é para renovar o nosso compromisso e reafirmar a contribuição do nosso mandato de deputado federal com Ferreiros. É para dizer que Bruno vai ter muito apoio em Brasília para desenvolver ainda mais o município, com os recursos que vamos continuar destinando para o município.”

Os parlamentares também visitaram Orobó, onde se reuniram com o prefeito Cleber Chaparral (PSD) e o candidato a prefeito, Biu Abreu (PSD), e encerraram a agenda em Casinhas, num ato político com a candidata à prefeita, Juliana Chaparral (DEM).

“Vocês já conhecem o meu trabalho, e peço que me deem a chance de poder continuar ajudando a cidade de Orobó. Para isso, precisamos continuar com um prefeito aliado”, lembrou Fernando Filho.

“Na política, tem ter compromisso em transformar a vida das pessoas. Estou caminhando Pernambuco inteiro porque acho que a partir dessas eleições temos que mandar uma mensagem a Pernambuco que é possível voltar a acreditar”, acrescentou Fernando Bezerra Coelho.                                                      

Reportagem: Blog do Alberes Xavier

O CANDIDATO A PREFEITO BIU ABREU TEM A PARCERIA E O APOIO DO SENADOR FERNANDO BEZERRA COELHO, DOS DEPUTADOS FERNANDO FILHO E ANTONIO COELHO, QUE VISITARAM OROBÓ, NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA

O Senador Fernando Coelho, o Deputado Federal Fernando Filho e o Deputado estadual Antônio Coelho, estiveram em Orobó-PE, em uma agenda de relevante apoio e compromisso político com o Prefeito Chaparral e renovando a parceria com o município, através do apoio incondicional ao agora candidato(dia 27) a prefeito Biu Abreu e vice  Lúcio Silva, que receberam toda congratulação e elogios dos visitantes, para continuarem a vertente de crescimento do município, com todo apoio maciço de recursos direcionados do governo federal em Brasília, no que depender deles.

Além de Orobó, o Senador Fernando Bezerra Coelho, junto com o Deputado Federal Fernando Filho, o Deputado Estadual Antônio Coelho e o prefeito de Orobó Cléber Chaparral e comitiva cumpriram uma agenda política em vários municípios do Agreste de PE, iniciando na cidade de Ferreiros pela manhã de sábado (26), em seguida Machados, às 12h, em Orobó, na residência do Prefeito Cléber Chaparral, na comunidade de Caiçaras. Já às 16h, o evento político foi encerrado  na cidade de Casinhas, na residência de Juliana de Chaparral, no Sítio Belo Monte.

ELEIÇÕES 2020: TSE LIBERA FERRAMENTA PARA CONSULTA DE CANDIDATURAS

Sistema pode ser consultado por qualquer cidadão

Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 já estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes

Acesso

O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações.

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

Prazo

A ferramenta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.

Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, também até as 19h.


Situação da candidatura

A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.

Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise.

Após o processo ser apreciado, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. Candidatos que aparecem como aptos, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto” e o complemento será “indeferido com recurso”.

Há ainda candidatos que apresentaram o registro e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz e, no entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”.Na situação de registro julgado como apto, ainda há possibilidades de situações como “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.

Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.

Contas

O sistema também disponibiliza as informações relativas às prestações de contas dos candidatos das eleições. O usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens e/ou serviços a candidatos e partidos políticos.

Ouça na Radioagência Nacional