quinta-feira, 20 de outubro de 2016

OROBÓ: A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JUNTAMENTE COM A COORDENADORIA MUNICIPAL DA MULHER NO MOVIMENTO OUTUBRO ROSA NESTA SEXTA-FEIRA

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, fatores da história reprodutiva e hormonal e fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

E nosso município realizou várias ações nas unidades nesta semana com o Tema: “Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença com enfoque ao câncer de mama, mal que assola milhares de brasileiras.

Nesta sexta-feira, dia 21/10 ás 8h, acontecerá uma caminhada saindo da Secretaria de Saúde para Quadra de Evento, tendo como objetivo sensibilizar e conscientizar todas as mulheres oroboenses da importância da realização dos exames preventivos do câncer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.