BLOG DO EDINHO SOARES: dezembro 2024

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Juliana de Chaparral não descarta candidatura à Alepe ou Câmara Federal em 2026: 'Tudo está nas mãos de Deus'

 Em entrevista exclusiva ao jornalista Paulo Lago, do Portal da Cidade Surubim, a prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), deixou aberta a possibilidade de disputar um cargo legislativo nas eleições de 2026. Questionada sobre os rumores de sua eventual candidatura, Juliana afirmou estar pronta para assumir novos desafios, seja na Assembleia Legislativa de Pernambuco ou na Câmara dos Deputados em Brasília.

"Tenho disposição e coragem para continuar servindo ao povo, seja como prefeita ou em outro cargo. Estou pronta e disposta a servir aos pernambucanos, sempre seguindo a vontade de Deus. Quando fui candidata a deputada e não ganhei, entendi que não era o momento, mas sigo preparada para novos desafios", declarou Juliana.

Juliana foi candidata a deputada estadual em 2018, então filiada ao Patriota, e conquistou uma votação expressiva de 32 mil votos que, apesar de não garantir a eleição, demonstrou sua força política. Seu esposo, o deputado estadual e prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), sempre relembra a experiência da esposa como um momento de aprendizado e superação: "Bateu na trave", ele costuma dizer, ressaltando que Juliana está pronta para marcar "o golaço" no futuro.

Ainda durante a entrevista, Juliana destacou seu compromisso com a população e a continuidade dos trabalhos desenvolvidos em parceria com Chaparral. "Ao lado do meu esposo, estou comprometida em dar continuidade ao trabalho dele, seja como estadual ou federal, sempre buscando representar os pernambucanos e contribuir com ações em Surubim, Orobó e Casinhas. Tudo está nas mãos de Deus, e se for da vontade Dele, estarei pronta para assumir essa missão", completou.

A declaração reacende as especulações sobre o futuro político de Juliana de Chaparral, que segue como uma das principais lideranças do Agreste pernambucano. Sua possível candidatura em 2026 pode fortalecer ainda mais o espaço político do casal, que já exerce grande influência na região.

Juliana de Chaparral projeta futuro ainda melhor para Casinhas em novo mandato

Prefeita reeleita destaca vitória histórica e apresenta planos para ampliar ações em todas as áreas

 Casinhas continuará em 2025 sob o comando de Juliana Barbosa da Silva Aguiar, conhecida como Juliana de Chaparral (União Brasil), reeleita para mais um mandato. Natural de Orobó, Juliana alcançou a maior vitória já registrada numa eleição majoritária em Casinhas, com 6.342 votos, mais que o dobro da votação de seu adversário. Mãe de Vitória e Luisa e casada com o deputado estadual e prefeito eleito de Surubim, Cléber Chaparral (União Brasil), ela se prepara para mais quatro anos à frente da administração de Casinhas.


Em entrevista exclusiva concedida em seu gabinete ao jornalista Paulo Lago, editor do Portal da Cidade Surubim, Juliana falou sobre como foi o processo de campanha (em que teve que conciliar com a participação na campanha de Chaparral em Surubim), falou sobre as suas ações realizadas nesses quatro anos, o que pretende realizar no segundo mandato, além de falar sobre 2026, abordando o governo de Raquel Lyra e a sua possível candidatura para deputada nas próximas eleições.

Portal da Cidade Surubim: Como foi fazer uma campanha enquanto candidata e prefeita ao mesmo tempo? Deve ter sido uma experiência nova para você.

Juliana de Chaparral: Na realidade, a campanha começou no primeiro dia da minha posse. Não fazemos política apenas no ano da eleição; nossa campanha é baseada no trabalho diário e no compromisso com o povo. Durante os 45 dias permitidos pela Justiça Eleitoral, o povo de Casinhas já tinha acompanhado meu trabalho e sabia do que eu era capaz. Eu acho que fui a única prefeita que não pediu voto no seu município. Não precisei pedir votos diretamente aqui, porque confiei no acolhimento e no reconhecimento das pessoas. Enquanto isso, dediquei parte desse tempo à campanha de Chaparral em Surubim, ajudando-o a alcançar a vitória em um município grande e desafiador. Foi como reviver a história da minha primeira eleição em Casinhas: casa a casa, mostrando que é possível fazer diferente, em um governo para o povo.

Portal da Cidade Surubim: E como foi lidar com essa divisão de atenção entre Casinhas e Surubim?

Juliana: Eu tinha plena confiança no trabalho que realizamos em Casinhas. Sabia que a semente que plantei deu frutos e que a população reconhecia isso. O mais surpreendente foi a fidelidade do povo, que me deu a maior vitória da história do município. A diferença de votos entre mim e meu adversário foi maior do que o total de votos dele. Além disso, há uma relação muito próxima entre Casinhas e Surubim. Muitas famílias são de ambas as cidades, então o apoio foi mútuo. As pessoas se mobilizaram para ajudar tanto a mim quanto a Chaparral, e o resultado foi vitória em ambos os lugares.

Portal da Cidade Surubim: No início do seu primeiro mandato, como você encontrou o município e por onde começou o trabalho?

Juliana: Quando assumi, percebi que Casinhas estava praticamente sem comando. Para você ter ideia, nem ar-condicionado havia neste gabinete. Foi instalado no dia 1º de janeiro, porque o prefeito anterior quase não aparecia por aqui. Era um município governado à distância, sem a presença constante do líder. Meu foco desde o início foi estar presente, ouvir o povo, reformar escolas, melhorar os serviços e fazer a diferença. Eu já acompanhava Chaparral durante seus anos como prefeito de Orobó, então sabia como trabalhar próximo da população. Meu objetivo sempre foi garantir que o voto na "forasteira" fizesse valer a pena, e acredito que conseguimos.

Continue lendo e a acompanhe a entrevista completa do Portal da Cidade Surubim clicando aqui.

Chaparral participa de encontro de prefeitos com a governadora Raquel Lyra para discutir avanços municipais

 O deputado estadual e prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), participou na manhã desta segunda-feira (2) do Seminário Mudar Juntos, promovido pelo governo de Pernambuco. O evento reuniu prefeitos eleitos e reeleitos de todo o estado para discutir os avanços e desafios dos municípios pernambucanos. A governadora Raquel Lyra (PSDB) esteve presente, destacando a importância da colaboração entre os municípios e o governo estadual para fortalecer as gestões públicas.

Cleber Chaparral, que compareceu ao seminário acompanhado da esposa, a prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), marcou presença ao lado de outros prefeitos do Agreste e de diversas lideranças políticas. Durante o evento, o prefeito eleito de Surubim destacou a importância de momentos como esse para promover a troca de experiências e fortalecer a união entre os gestores municipais.
"Foi um momento enriquecedor ao lado de prefeitos e líderes comprometidos em transformar a gestão pública. As trocas de experiências e os ensinamentos compartilhados, além da presença inspiradora da nossa governadora, reforçam a importância de estarmos unidos para construir um futuro melhor para todos. Vamos seguir juntos, mudando e inovando", afirmou Chaparral, enfatizando o compromisso com o desenvolvimento das cidades e a melhoria da qualidade de vida da população.
O seminário Mudar Juntos abordou temas relevantes para o aprimoramento da gestão pública, com foco em inovação, transparência e integração entre as esferas de poder. O evento reforçou o papel fundamental dos prefeitos na implementação de políticas públicas eficazes, capazes de atender às necessidades das comunidades e impulsionar o crescimento de Pernambuco.

Alepe concede votos de aplausos à prefeita de Casinhas pelo desempenho no IDEPE

 Na última semana de novembro, a Assembleia Legislativa de Pernambuco concedeu votos de aplausos à prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, e sua equipe de governo, em reconhecimento pela excelente nota obtida no IDEPE – Índice de Desenvolvimento da Educação. O município foi destaque entre as cidades de pequeno porte do estado, com uma média de 7,70 nas turmas do 5º ano do ensino fundamental, superando expectativas e obtendo o primeiro lugar na classificação.

O deputado Cleber Chaparral (União Brasil), responsável pelo requerimento, destacou em sua justificativa os esforços da prefeita e da equipe de Educação de Casinhas, como a secretária Sandreane Domingues e a diretora de Ensino, Magda Roberta Freitas. Ele também tem o papel fundamental no projeto que inclui a entrega de água mineral nas escolas, um tema que também defende em seu Projeto de Lei para toda a rede pública de ensino de Pernambuco.

O IDEPE avalia o desempenho da educação pública em aspectos como língua portuguesa, matemática e fluxo escolar, com o objetivo de identificar as melhores práticas e as áreas que precisam de melhorias. A premiação, instituída em 2017, envolve mais de 339 mil estudantes de 3.280 escolas em todo o estado e busca orientar políticas públicas que promovam a qualidade do ensino e a redução das desigualdades. 

Para Chaparral, os avanços obtidos por Casinhas são resultado de investimentos consistentes em infraestrutura escolar, transporte, formação de professores e alimentação de qualidade, incluindo o pagamento do piso salarial dos educadores. Em seu requerimento, o deputado destacou ainda que a conquista é uma demonstração clara de que a educação de qualidade é possível com trabalho e comprometimento.

Surubim e Casinhas: casal comandará prefeituras no Agreste Setentrional a partir de 2025; conheça a trajetória

Chaparral e Juliana, ambos do União Brasil, foram eleitos prefeitos de Surubim e Casinhas, respectivamente, com Juliana conquistando seu segundo mandato

 A cerca de 70 quilômetros de Gravatá, os municípios de Surubim e Casinhas, separados por aproximadamente 13 quilômetros, localizados no Agreste Setentrional de Pernambuco, vivenciam um marco político inédito: a eleição de um casal para as prefeituras das duas cidades. Cléber Chaparral (União Brasil), de 39 anos, foi eleito prefeito de Surubim, enquanto sua esposa, Juliana de Chaparral (União Brasil), de 41 anos, foi reeleita prefeita de Casinhas — eles são casados há 12 anos. A posse dos novos gestores está prevista para 1º de janeiro de 2025.

Cléber Chaparral possui uma trajetória política consolidada. Eleito vereador de Orobó em 2008, sua cidade natal, posteriormente foi eleito prefeito do município por dois mandatos consecutivos, exercidos entre 2013 e 2020. Em 2022, conquistou uma cadeira como deputado estadual de Pernambuco, cargo que deixará após ser eleito prefeito de Surubim nas eleições de 2024. O político venceu uma disputa acirrada, obtendo 47,13% dos votos válidos, o equivalente a 18.500 votos. Sua vitória representou o fim da hegemonia do clã político Farias, que por décadas dominou a política de Surubim.

"Assumir a gestão de Surubim é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade de continuar transformando a vida das pessoas, como fizemos em Orobó. Nosso compromisso é com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos surubinenses", afirmou Chaparral.

Juliana de Chaparral, por sua vez, consolidou sua liderança em Casinhas ao ser reeleita com ampla margem. Ela obteve 67,47% dos votos válidos, totalizando 6.364 votos. “A nossa reeleição é a prova de que o povo de Casinhas reconhece e confia no trabalho que realizamos. Vamos continuar firmes em nosso propósito de cuidar das pessoas”, declarou Juliana.

Dos nove vereadores eleitos em outubro, sete integram sua base política. Na eleição de 2020, Juliana venceu após uma disputa acirrada, alcançando 52,12% dos votos válidos — 4.813 votos — que a concederam o primeiro mandato de sua trajetória política, com o marido, Chaparral, como braço direito. Entre 2020 e 2024, ela ampliou sua base de apoio popular, aumentando a votação em mais de 1.500 votos e elevando a margem de vitória para 67,47%, consolidando sua liderança política em Casinhas.

Não à toa a expressiva vitória eleitoral em outubro, a gestão de Juliana em Casinhas notabilizou-se pelo avanço na educação básica. Em novembro deste ano, o município alcançou a melhor nota no IDEPE 2023, índice que avalia o desempenho escolar em Pernambuco, entre os municípios de pequeno porte, com média de 7,70 para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental.

"Sempre sonhei com esse momento. Quando vi Orobó ser destaque na educação por oito anos consecutivos, desejava que Casinhas também alcançasse esse reconhecimento. E o dia chegou. Essa é a prova de que estamos no caminho certo e que todo o investimento na educação traz bons resultados", comemorou a prefeita, em publicação nas redes sociais.
A consolidação de Chaparral como líder regional

A eleição de Chaparral como prefeito de Surubim não apenas encerra a hegemonia de um grupo político tradicional na cidade, mas também solidifica sua posição como uma das principais lideranças do Agreste. Sua influência no Agreste Setentrional vai além de Surubim, abrangendo municípios vizinhos, com destaque para as reeleições de Juliana e Biu de Abreu (PSDB), em Casinhas e Orobó, respectivamente.

Além disso, em outras cidades da região, aliados políticos de Cléber Chaparral conquistaram vitórias, como em Bom Jardim, Frei Miguelinho e Vertente do Lério, fortalecendo a posição de liderança dele na região. Aliado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e com amplo trânsito em Brasília, Chaparral reforça seu potencial de influência política a partir dos resultados eleitorais obtidos em 2024. "A política não se faz isoladamente. Nosso compromisso é trabalhar em conjunto com aliados e levar melhorias para toda a população do Agreste Setentrional", pontuou Chaparral.

Desafios à vista: as prioridades de Chaparral e Juliana nas novas gestões
Cleber Chaparral e Juliana de Chaparral enfrentarão desafios específicos a partir de 2025, considerando o porte e as demandas de Surubim e Casinhas, respectivamente. Chaparral, prestes a assumir a administração de Surubim, cidade-polo do Agreste Setentrional, enfrentará desafios em áreas como infraestrutura, saúde e educação. Entre suas prioridades, estão o aperfeiçoamento dos serviços básicos ofertados à população, a pavimentação de ruas, a modernização de espaços urbanos e o apoio ao setor agrícola, uma das principais fontes de renda da região.

"Vamos investir em infraestrutura, saúde e educação, sem deixar de lado o apoio ao setor agrícola, que é uma força vital da economia local. O desafio é grande, mas estamos prontos para transformar a cidade e criar novas oportunidades para o povo prosperar", afirmou o prefeito eleito de Surubim.

Já Juliana de Chaparral, a caminho de iniciar o segundo mandato em Casinhas, pretende dar continuidade ao ritmo de avanços obtidos no primeiro governo, onde se destacou pela evolução nos índices educacionais. Os desafios incluem expandir e qualificar os serviços básicos, como saúde e infraestrutura, ao mesmo tempo em que se aprimoram os avanços já conquistados em áreas como a educação.

"Casinhas é uma cidade cheia de potencial. Nosso foco será continuar investindo nas pessoas, fortalecendo a educação, que já desponta com bons resultados, e ampliando o acesso a serviços básicos de qualidade. Aqui, cada ação faz a diferença na vida da população", destacou a prefeita reeleita de Casinhas.

Com a posse marcada para 1º de janeiro de 2025, Cléber Chaparral e Juliana de Chaparral assumirão os desafios de suas respectivas administrações, com o compromisso de implementar ações que reflitam os compromissos de suas campanhas eleitorais, a fim de viabilizar um maior desenvolvimento nas cidades de Surubim e Casinhas.

Saiba mais acessando o Diário Gravatá clicando aqui.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Moisés Lima é o aniversariante do dia

 Feliz aniversário! Que a sua jornada pela vida seja repleta de alegrias, boas amizades e muita aventura. Continue sendo esse ser de luz que faz todos ao seu redor feliz. Parabéns e muitas felicidades pelo seu dia especial.

Todas as imagens da noite dos motoristas

A seguir as imagens da tradicional noites dos motoristas e motoqueiros realizada neste domingo 1 de dezembro em Orobó.