BLOG DO EDINHO SOARES: SERTÃO MARAVILHA

domingo, 29 de janeiro de 2012

SERTÃO MARAVILHA

Em visita a cidade de São José do Belmonte no sertão pernambucano, não deixe de conversar com o  empresário Clésio de Novaes Barros, o idealizador e construtor do castelo Armorial do Reino Encantando, Você ficará encantados com o Castelo. O mesmo é baseado no Movimento Armorial  criado em 1970  por um grupo de artistas pernambucanos com  a liderança do escritor  Ariano Suassuna.
Clécio de Novaes,  começou a tornar realidade um  velho sonho de mais de 10 anos. Hoje em  São José do Belmonte tem um espaço físico que  pode reunir em forma de arquitetura e escultura todos os elementos do Movimento Armorial: animais silvestres, pássaros exóticos, canhões e armas entre outros personagens que fazem parte do imaginário da cultura popular nordestina. Um verdadeiro espaço voltado para divulgação da cultura.
O castelo tem 1.500 metros de área construída e uma altura equivalente a um prédio de seis andares, toda obra custeada  com recursos próprios.
O castelo conta com quatro torres, duas delas na parte de trás da construção, representando os cristão e os mouros, uma referência direta das Cruzadas, no período medieval.
À frente do castelo há uma torre central que representa  - O Reino Encantado de Dom Sebastião  -  tendo como figura principal o “Rei Quaderma” ou “ Rei Vaqueiro”, da obra de Ariano Suassuna.
No último andar encontram – se instalados vários cenários: casa de farinha, bodega, cabaré, cartório, escola, barbeiro, Cangaceiro, vaqueiro, ferreiro, sapateiro, casa de taipa e outros elementos que lembram a vida de uma cidade pequena no inicio do século passado. Sem esquecer de mencionar  mapas, fotos, instrumentos musicais e fosseis encontrados no próprio  município. O local está destinado a eventos, visitação pública  e informações sobre a história de São josé do  Belmonte.
.
Foto - Edinho Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.