quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Coluna da quinta-feira: A Família Chaparral e os desafios de um grande futuro político

 Algumas vitórias conseguidas por agentes públicos no último dia 06 de outubro vão muito além de um ‘simples’ resultado eleitoral. Para esses, vitória ou derrota na eleição deste ano pode resultar no engrandecimento de um projeto político, ou mesmo no fim de um sonho.
 
Na cidade de Casinhas, por exemplo, podemos ver, sem muitas dificuldades, o engrandecimento de um projeto político/eleitoral, fruto de um modelo administrativo exitoso, que culminou na reeleição da jovem Juliana de Chaparral. Filiada ao União Brasil, ela venceu a eleição de 06 de outubro com 6.374 votos, ou 67,47%. Bruno Camelo, do Avante, seu principal opositor obteve 3.058 votos, ou seja, 32,53% dos votos totais.
 
Juliana de Chaparral tem 41 anos de idade e é esposa do deputado estadual Cleber Chaparral, que foi eleito prefeito de Surubim, consolidando um projeto de ampliação da força política da família, que irradia sua influência por várias cidades do Agreste. Tal ampliação ocorreu de forma planejada e eficaz, com a clara intenção de alçar voos mais altos, já em 2026.
 
Nos bastidores da política estadual já existem especulações de que na próxima eleição estadual Juliana deverá voltar às urnas, dessa vez para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou mesmo na Câmara Federal. O cargo a ser disputado e as estratégias a serem adotadas ainda não foram definidos, mas uma coisa ficou evidente em 2024: A família Chaparral não está na política para brincadeiras e para eles, ‘o céu é o limite’.
 
Data definida - O vereador santa-cruzense Gilson Julião disse que na próxima segunda-feira, dia 09, a bancada eleita pelo tradicional grupo Taboquinha deverá sentar e definir o candidato a presidência da Câmara para o biênio 2025/2026. “Precisamos resolver logo essa questão”, disse ele, que declarou sua preferência pelo nome do vereador Augusto Maia.
 
Amigos - O deputado federal pelo PSB, Felipe Carreras disse à Rede Pernambuco de Rádios que mantém uma excelente relação com a governadora Raquel Lyra, desde a época em que ambos eram deputados estaduais. “Tudo o que eu puder fazer para ajudar cidades parcerias, para ajudar o meu estado, eu irei fazer”, disse.
 
Muita grana, mas ainda é pouco - O prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral disse já ter conseguido 15 milhões de reais, através do deputado federal Fernando Filho, para investimentos em sua futura administração. Perguntado se não e muito dinheiro, ele foi objetivo: “Eu ainda acho pouco, pois a cidade está parada no tempo, teremos que reconstruir tudo”.
 
Reconhecimento - Apesar de ser adversário politico declarado da governadora Raquel Lyra, o prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, disse torcer para que ela faça um bom trabalho ao longo de 2025. Ele esteve no evento promovido por Raquel nesta segunda com prefeitos e prefeitas eleitos no último dia 06 de outubro e disse ter ficado feliz em ver o pai da governadora, João Lyra, presente no ato. “Se ele escutar os bons conselhos de João Lyra ela fará sem sombra de dúvidas um bom governo”, disse.
 
Articulação - O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) desempenhou um papel crucial nos bastidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), contribuindo significativamente para a eleição de Francismar Pontes (PSB) à 1ª Secretaria da Mesa Diretora. Além disso, Feitosa foi eleito 4º Secretário com 45 votos, demonstrando sua habilidade política e o respeito que mantém entre os colegas parlamentares.

Reportagem: Blog do Alberes Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.