segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

BREVE ANÁLISE DO PRIMEIRO MÊS DA GESTÃO DE JULIANA DE CHAPARRAL EM CASINHAS

Desde 2017, a análise de uma nova gestão pública tem como parâmetro três pontos consideráveis: pessoas, processos e tecnologia. Nenhum início de gestão é fácil, porém, os mais difíceis são aqueles que põem fim a uma verdadeira "bolha" de acomodação e conformismo. Neste tipo de cenário, mudanças são sempre desafiadoras, e foi neste cenário desafiador e atípico na história de troca de gestão pública de Casinhas (leia-se atípico a grotesca queima de documentos ao fundo do prédio da prefeitura), que a atual prefeita, Juliana de Chaparral (DEM), iniciou seu mandato.

Neste primeiro mês completado de sua gestão já tem tomado uma atitude que era carente na postura do gestor anterior: vontade de trabalhar. Muita vontade de trabalhar. Na tríade da gestão pública é tudo muito simples: conhecendo as pessoas somos capazes de criar processos, estabelecer metas e prazos e de usarmos da tecnologia para divulgação e aperfeiçoamento desses processos. Ciente disto, a prefeita começou o ano com o cadastro de todos os servidores municipais, para conhecer suas lotações e o trabalho que vinham executando e, claro, acima de tudo, conhecer o pessoal que fará parte de todo o processo de seu governo nestes quatro anos.

Depois já vieram à tona alguns processos, priorizando a saúde em tempos de pandemia. O foco da prefeita em conhecer e organizar os espaços públicos destinados à saúde foi notável, além da necessidade de organizar toda a cidade em um verdadeiro mutirão da limpeza, tudo para melhor servir à população. A educação e capacitação também foram prioridades no início de sua gestão, apoio aos estudantes que iriam cursar o ENEM, lançamento do Profissionaliza Casinhas, logo no início de sua gestão, apoio à capacitação dos profissionais da saúde e comparecimento às reuniões com os gestores municipais das escolas da cidade.

Sem deixar de seguir o perfil de toda sua campanha, Juliana continuou ouvindo seu pessoal, suas equipes, mas, principalmente, as pessoas, pois esse é o seu compromisso base: ouvir e cuidar das pessoas. Com isso vem firmando uma imagem de gestora zelosa e humana, que quer estar junto do povo, e celebrar cada conquista junto com eles. É possível ver toda esta dedicação escancarada nas redes sociais, tanto no perfil da gestão quando no da própria gestora. Pessoas: OK. Processos: OK. Tecnologia: OK.

No entanto, todo este escancaramento de ações ou as próprias ações não deixam 100% da população casinhense feliz. Como em todo processo de mudança há aqueles que sentem falta de sua "bolha" e querem voltar para ela. Destes, a prefeita só pode esperar a capacidade de ver as mudanças com o "espírito desarmado", para depois falar. Não sendo o caso, todos possuem o direito de discordar de qualquer coisa, ou qualquer gestão. A única esperança é que este direito nunca seja confundido com o de agressão e que as mudanças que apenas começam a aparecer no município de Casinhas possam ser avaliadas por algo a mais que medo de mudança.

Foto: Mário Andrade

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