quinta-feira, 6 de setembro de 2018

DESFILES CÍVICOS DAS ESCOLAS DE OROBÓ - NESTA QUINTA-FEIRA ÀS 15H, SERÁ VEZ DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO APRÍGIO TRAVASSOS, EM JUNDIAÍ - FIQUE POR DENTRO DO TEMA LOCAL

ESCOLA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ

SUBTEMA - LITERATURA DE CORDEL- GÊNERO LITERÁRIO POPULAR ESCRITO NA FORMA RIMADA, NOSSOS VERSOS, POEMAS E CANÇÕES.
A Escola Municipal de Jundiaí foi selecionada para trabalhar este gênero literário inclusive foi escrito o Cordel de Jundiaí.

A Literatura de Cordel é uma modalidade impressa de poesia. Atualmente, é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. A cada dia os textos são mais valorizados por todo o Brasil e pelo mundo. Os textos são publicados em livretos fabricados praticamente de forma manual pelo próprio autor.

Precisamos apresentar literatura de cordel aos nossos alunos. Esse gênero literário é riquíssimo tanto na forma como no conteúdo. Tão rico que muitos especialistas costumam considerá-lo uma ferramenta excepcional para desenvolver na garotada o comportamento leitor.

O que faz da poesia de cordel um instrumento capaz de estimular o hábito da leitura são características que costumam encantar as crianças, entre elas a musicalidade das rimas, a temática, que geralmente remete à cultura nordestina, e as metáforas, que abrem caminho para boas discussões.

A literatura de cordel tem o objetivo não apenas de estimular a criatividade na sala de aula como também fazer o resgate histórico de partes importantes do conhecimento dos pais e avós em termos populares. A prática pode servir para unir a família. As crianças trazem para dentro de casa o que aprenderam na sala de aula.

Usar em sala de aula a literatura de cordel no âmbito da Educação Transversal é dever do nosso professor mediante seus alunos. A literatura de cordel deve ser praticada, como instrumento de transformação na educação.

O cordel é a voz do povo com sua magia e do fantástico reino da imaginação, não é só fantasia, mas sim a realidade existente do povo nordestino. Mãos à obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.