terça-feira, 3 de julho de 2018

GUILHERME UCHOA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PE, MORRE NO RECIFE, AOS 71 ANOS

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Assessoria de comunicação da Alepe informou que óbito ocorreu às 4h desta terça-feira, no Hospital Português, onde ele estava internado desde domingo (1º).

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), de 71 anos, morreu nesta terça-feira (3), no Hospital Português, na área central do Recife. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Alepe. O óbito ocorreu às 4h, em decorrência do agravamento do quadro de saúde do deputado, que teve edema pulmonar e parada cardíaca. (Veja vídeo acima)

O velório ocorre no Plenário Eduardo Campos, no novo prédio da Alepe, na Rua da União, no Centro do Recife, a partir das 10h desta terça.

De acordo com o Governo do Estado, às 14h, está marcada uma missa com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Meia hora depois, o corpo é levado para o município de Igarassu, na Região Metropolitana, em carro de bombeiro. O enterro, que prevê honras militares, ocorre às 17h, no cemitério da cidade.

Internação
O parlamentar estava internado desde domingo (1º), depois ter problemas de saúde em casa, na Região Metropolitana, e ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na segunda-feira (2), o boletim médico divulgado pelo hospital informou que Guilherme Uchoa tinha apresentado melhora no quadro de saúde.

Por meio de nota, a unidade disse que o quadro era de pneumonia decorrente de broncoaspiração. Nesses casos, o paciente aspira secreções contidas nas vias aéreas ou de materiais estranhos às vias aéreas.

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa (Foto: Katherine Coutinho/G1) Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Durante a madrugada deste domingo (1º), Uchoa teve uma indisposição, segundo a assessoria de comunicação da Alepe. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz de Rebouças, em Igarassu, na mesma região.

No caminho, o deputado desmaiou e os médicos decidiram levá-lo ao Hospital Português. Ele deu entrada às 6h. Ainda de acordo com a Alepe, o governador Paulo Câmara (PSB) esteve no hospital para visitar o presidente do Legislativo.

Perfil
Guilherme Uchoa estava no sexto mandato parlamentar e presidia a Alepe pela sexta vez consecutiva. Juiz aposentado, ele ocupou o cargo de governador de Pernambuco em cinco oportunidades, em virtude de ausência dos titulares.

O deputado nasceu em Timbaúba, Mata Norte do Estado, em 22 de abril de 1947. Formou-sem em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez licenciatura plena em história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, no Agreste. Também atuou como escrivão da Polícia Civil.

O presidente da Alepe integrou o Judiciário estadual entre 15 de abril de 1985 e 31 de março de 1992. Atuou nas comarcas de Palmeirina, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e Recife. Ele deixou dois filhos e seis netos.
Por G1 PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.