As operadoras brasileiras de telefonia móvel receberam, em janeiro desse
ano, 128 mil novos pedidos de bloqueio de aparelhos celulares em suas redes. O
número de pedidos é um pouco inferior ao registrado em janeiro de 2017, quando
as operadoras receberam 131 mil pedidos de bloqueio. As informações constam de
balanço divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Telecomunicações
(Telebrasil), para quem os números seguem a média do período.
As informações sobre os pedidos de bloqueios constam do Cadastro Nacional
de Estações Móveis Impedidas (Cemi), que mantém o registro de aparelhos
perdidos, furtados ou roubados que estão bloqueados. De acordo com os dados, no
acumulado de 2017 foram bloqueados, 9.259.697 aparelhos, um aumento de
1.604.875 em relação ao apurado em dezembro de 2016.
IMEIs
Para fazer a solicitação de bloqueio, o cliente deve entrar em contato
com a sua operadora, informando dados pessoais como RG, CPF, endereço, etc. Se
o cliente souber, também deve informar o IMEI do aparelho (sigla em inglês para
International Mobile Equipment Identity, que em português significa
Identificação Internacional de Equipamento Móvel).
Para descobrir o IMEI, basta digitar no teclado do aparelho *#06# que
aparecerá um número na tela. Para saber se um aparelho está registrado no
cadastro de celulares bloqueados, as prestadoras mantêm um site na internet
para consulta.
Segundo a Telebrasil, ao todo, 9,388 milhões de IMEIs estão registrados
no cadastro. O número abrange os aparelhos impedidos por solicitação direta dos
usuários às empresas de telefonia móvel e pelos registros de ocorrência das
polícias dos estados e do Distrito Federal.
Os aparelhos bloqueados, segundo a Telebrasil, tem impedida a sua
comunicação de voz e de pacotes de dados contratados junto às prestadoras
móveis. O aparelho continua funcionando apenas com aplicativos que se conectam
a outras redes, como Wi-Fi.
Da Agência Brasil
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