Assessoria de Imprensa do PSB
Socialista lançou, nesta quarta-feira (14), seu primeiro grande compromisso para a área de mobilidade
O pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara
(PSB), trouxe, nesta quarta-feira (14), uma grande notícia para os
usuários de ônibus. Ele afirmou que implantará o bilhete único e a
tarifa única no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região
Metropolitana do Recife. "O usuário que hoje precisa pegar duas ou três
conduções para ir ao trabalho poderá pagar apenas uma passagem, e também
não precisará se deslocar para um Terminal Integrado (TI). E o valor
único da tarifa será o do Anel A, que hoje custa R$ 2,15", anunciou,
explicando que as tarifas B, que custa hoje R$ 2,35, e D, atualmente de
R$ 2,75, serão extintas.
Segundo Paulo Câmara, o novo formato trará para o usuário mais tranquilidade,
regularidade, rapidez e conforto no seu deslocamento diário. "Por
exemplo, o morador de Casa Amarela não vai mais ter que se deslocar para
o Terminal Integrado da Macaxeira para poder chegar ao Centro do
Recife. Lá da Avenida Norte, perto de casa, ele pode pegar seu ônibus,
descer em qualquer ponto do percurso e subir em outro veículo, pagando
apenas uma passagem. Da mesma forma, o usuário que mora na região
próxima ao corredor da Avenida Beberibe não vai precisar ir até o Centro
e ter que pagar outra passagem, quando quiser ir a qualquer lugar da
Região Metropolitana", pontuou o pré-candidato, que também assumiu o
compromisso de fiscalizar mais o funcionamento dos terminais integrados,
que terão mais conforto e eficiência.
A criação da tarifa e do bilhete únicos será possível com a implantação
total do Sistema Estrutural Integrado (SEI) pelo Governo do Estado, que
reúne linhas de ônibus e metrô, através dos terminais integrados. Há
atualmente 18 TIs operando na RMR e outros sete serão implantados até o
fim de 2014. Três corredores exclusivos de ônibus estão em fase de
conclusão (Leste/Oeste, Norte/Sul e o Ramal da Copa) e outros três estão
previstos. Em todos eles, o modelo de transporte será o BRT (Bus Rapid
Transit), com ar-condicionado, sistema de segurança, contagem eletrônica
de passageiros e GPS.
"Todo esse investimento vai permitir um salto de qualidade no transporte
público para cerca de um milhão de pessoas que utilizam diariamente o
sistema na RMR. Também faremos parcerias com as prefeituras do Recife e
da Região Metropolitana para aprimorar ainda mais o deslocamento dos
moradores. Iremos fortalecer medidas simples e eficazes, como a faixa
azul implantada pela Prefeitura do Recife. Se o sistema de transporte
público funciona bem, mais pessoas passam a utilizá-lo, deixando seus
carros em casa. Isso significa menos engarrafamento, menos poluição e
menos acidentes", ressaltou Paulo Câmara.
O investimento em alternativas de transporte e deslocamento é
imprescindível nas grandes cidades. O tempo de deslocamento médio do
morador da RMR para seu trabalho é, segundo o Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada (IPEA), de 38 minutos. Isso pode ser explicado
parcialmente pelo aumento da frota de carros particulares nas ruas. De
527.107, no ano 2000, o número de veículos da Região Metropolitana
chegou a 1.197.732, em 2014. O Governo do Estado tem enfrentado esse
desafio com uma visão estratégica, com intervenções elaboradas pelo
Programa Estadual de Mobilidade (PROMOB), criado em 2010. Além das ações no transporte público do modal ônibus, estão sendo implantados
corredores fluviais, novas passarelas de pedestres e melhorias nas
calçadas.
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