terça-feira, 18 de setembro de 2012

PROCON DÁ DICAS PARA QUE CONSUMIDOR NÃO SEJA PREJUDICADO COM A GREVE

 

O Procon, diante da paralisação dos bancários que começaram nesta terça-feira, recomenda, em caso de pagamentos, que o consumidor entre em contato com a empresa credora para solicitar outra opção de local para quitar o débito.
 
"O consumidor não se desobriga de pagar suas contas, faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, mas, para isso, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados pelo consumidor", afirmou a Fundação, em nota.

O Procon alerta que o consumidor deva proceder dessa maneira "com muita antecedência para que as contam não vençam e não haja incidência de multa".

A Federação Brasileira dos Bancos, Febraban, lembra que, além das agências bancárias, os consumidores podem realizar suas operações em caixas eletrônicos e em correspondentes não bancários, como casas lotéricas, agências dos correios e redes de supermercados. 

Outra opção é fazer as transações por meio de internet, telefone fixo ou celular.

O Procon aconselha que o consumidor não adquira serviços bancários durante a greve e somente faça o que for essencial e inevitável.

Caso o fornecedor não indique outro local de pagamento, o consumidor deve documentar a tentativa de quitar o débito e pode registrar uma reclamação junto ao órgão. "A instituição financeira tem ônus da prova", informou.

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