sábado, 31 de dezembro de 2022

CANDIDATO AO CARGO DE PROCURADOR-GERAL DO MPPE, DR. ANTÔNIO FERNANDES RESSALTA QUE O MPPE “PRECISA SENTAR COM A GOVERNADORA ELEITA”

A governadora eleita, Raquel Lyra, terá nos seus primeiros dias de gestão sobre sua mesa, a lista com os três nomes mais votados, escolhidos no pleito que será realizado no dia 2 de janeiro de 2023, para nomear o que irá exercer o cargo de Procurador ou de Procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco — MPPE, para o próximo biênio.

O promotor de Justiça, Dr. Antônio Fernandes Oliveira Matos Júnior, concorre com outros setes membros do MPPE, para o cargo de PGJ. Com 23 anos de experiência no MPPE, e com uma carreira sólida na instituição, ele reúne as credenciais e os critérios para receber os votos dos Promotores e Procuradores de Justiça do estado de Pernambuco. “São muitos os desafios, que estão postos à frente da próxima Chefia da instituição [...] e eu me coloco nesse lugar para fazer as transformações que a sociedade pernambucana tanto espera”, destacou durante participação no programa Cidade em Foco na Rede Pernambuco de Rádios e no Blog do Alberes Xavier.

O candidato defende para o MPPE, entre outras prioridades, uma administração pautada no diálogo com as instituições. “Não há mais espaço para acirramentos”, disse. “A gente precisa sempre buscar o caminho do diálogo”, continuou. “Vamos viver um novo momento com a chegada da governadora Raquel Lyra. São vários projetos que ela tem em mente”, destacou.

O Promotor ressaltou que existem no estado muitas questões sociais que não podem ser resolvidas com ‘uma caneta’. “Nós precisamos sentar de forma madura com os gestores, com a Governadora, com os prefeitos, com os deputados federais e estaduais. O MP precisa se colocar neste lugar. Porque nós também acompanhamos a execução das políticas públicas do estado”, ressaltou.

A eleição acontece no dia 2 de janeiro, das 9 às 17 horas, por meio de ferramenta de votação eletrônica. A participação dos 441 membros da Instituição no pleito é obrigatória conforme a Resolução CPJ n.º 006/2022, publicada pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) no Diário Oficial Eletrônico do MPPE do dia 8 de novembro.

AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIAS DE MACHADOS REIVINDICAM DA PREFEITURA O PAGAMENTO DO INCENTIVO FINANCEIRO ADICIONAL

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias de Machados-PE, vem através deste, reivindicar a prefeitura municipal o pagamento do incentivo financeiro adicional que é repassado pelo ministério da saúde todos os anos como forma de bônus para os agentes de saúde e para os agentes de endemias, nos termos estabelecidos pelo artigo 3°, parágrafo único, através da portaria número 1599/2011 do ministério da saúde.  É lei, foi aprovado um projeto na Câmara Municipal de Machados, através dos vereadores para ser pago até o 3° trimestre de cada ano. Porém até agora o pagamento deste ano de 2022 não foi pago, nos anos anteriores em outras gestões sempre recebemos normalmente, houve promessa que seria pago junto com o salário do mês,  mas a promessa não foi cumprida.

 Com a palavra a gestão de Machados-PE

PROCURA-SE ZAGGOR: QUEM ENCONTRAR SERÁ RECOMPENSADO

Esse filhote de Rottweiler fugiu do Orobó Construção de Orobó. Quem o encontrar deve levar ao seu dono, o amigo Eduardo do Cimento, que será bem gratificado.

Obs: O cachorro está com a doença do carrapato e se encontrava em tratamento.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

NELSON BARBEIRO É O ANIVERSARIANTE DO DIA

Parabéns! Que Deus continue te iluminando e te protegendo hoje e sempre. Que a felicidade seja constante em sua vida. Que nunca te falte amor no coração e esperança em seus dias. Feliz aniversário!

PREFEITA JULIANA DE CHAPARRAL ENTREGA CERTIFICADOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM CASINHAS

Na tarde da última quarta-feira, dia 28, no Auditório da Escola São Luiz, foram entregues certificados para os alunos e alunas que participaram dos cursos gratuitos de qualificação profissional (Corte e Costura, Corte e Escova e Unhas em Gel) organizados pela Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A prefeita Juliana de Chaparral participou da solenidade juntamente com o vice-prefeito Maciel Sales, os vereadores Everaldo Barbosa, Nivaldo Silva e Edlúcia Ulisses, além da secretária Ana Cristina Aguiar.

Juliana parabenizou os alunos e reafirmou seu compromisso com a formação profissional, uma das principais ações do atual governo. "Muito bom ouvir depoimentos de tantos jovens contando sobre as oportunidades que já começam a surgir na vida deles após a realização dos cursos. Não há dinheiro que pague ouvir testemunhos tão positivos como esses. Parabéns a equipe da Assistência Social, aos professores e aos alunos que perseveraram e hoje estão com seus diplomas em mãos", disse a chefe do Executivo.
De acordo com a secretária Ana Cristina, no segundo semestre deste ano foram ofertados três cursos contemplando mais de 130 alunos. "A partir de fevereiro do próximo ano, voltaremos com o curso de Corte e Costura e vamos ampliar ainda esse investimento em qualificação profissional com a oferta dos cursos de Bolos e Doces, Sandálias Personalizadas e Macramê, que não conseguimos realizar em 2022, mas em 2023 já estamos com material comprado e professor contratado", anunciou.
A aluna Stephanie Ferreira, moradora do Sítio Catolé de Mitonho, foi uma das concluintes do curso de Corte e Costura. "Foi um curso muito importante para mim, porque todo mundo precisa ter uma profissão na vida. E a costura, como sabemos, é algo muito presente e importante na geração de emprego e renda em nossa região. Através desse curso eu já consegui uma oportunidade de trabalho e estou muito feliz", comemorou.

RAQUEL LYRA DIVULGA NOVA RELAÇÃO DE NOMES DO SEU SECRETARIADO

Foi divulgada, na tarde desta sexta-feira (30), mais uma nova relação de nomes do secretariado do Governo Raquel Lyra. Integram esta lista os titulares das secretarias de Saúde, Educação e Esportes; Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha; Recursos Hídricos e Saneamento, e Mobilidade e Infraestrutura, bem como da Chefia de Gabinete.

Confira os nomes a seguir:

Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti

É formada em medicina pela UPE, desde 1990, e fez residência médica na Clínica Médica no Hospital Ana Nery em Salvador, Bahia. No mesmo estado, foi diretora do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. É médica geriatra com área de atuação em medicina paliativa e mestra em medicina interna pela UFPE. Foi coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco e, hoje, coordena a residência de medicina paliativa do Imip, no Recife. Atualmente também é conselheira e secretária-geral do Cremepe e tutora de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Educação e Esportes: Ivaneide Dantas

Doutora em Administração pela Universidad Nacional de Misiones na Argentina, com mestrado e especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, e em Administração e Planejamento de Recursos Humanos pela Unicap. É bacharela em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco e em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (PE).

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas: Carolina Cabral

Carolina Cabral foi Secretária de Planejamento Orçamento e Gestão e também Executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa em Caruaru. Graduada em Comunicação Social, tem especialização em Primeira Infância pela The London School of Economics and Political Science (LSE) & Bernard Van Leer Foudation e em Administração Pública pela Bloomberg Harvard City Leadership Iniciative.

Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luíza Ferreira

É bacharela em Administração de Empresas pela FCAP/UPE, mestre em Políticas Públicas pela University of Georgia/Athens, EUA, e doutora em Ciência Política (UFPE). Atua desde 2009 com financiamento para investimentos de longo prazo. É certificada pelo Instituto CFA em Investimentos ESG (investimentos que consideram o meio ambiente, o social e a governança). Iniciou sua carreira profissional no Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, DC, em 2008. Coordenou a implantação do primeiro escritório da Endeavor no Nordeste do Brasil e teve passagens pelo Citibank e Amcham.

Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1977, com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Civil pela mesma instituição. Atualmente é professor titular da UFPE, Campus Acadêmico do Agreste. Exerceu diversas funções de gestão nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e ciência e tecnologia. Entre elas, secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Participou da diretoria do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. É membro das Academias de Engenharia e de Ciências de Pernambuco.

Mobilidade e Infraestrutura: Evandro Avelar

Formado em Engenharia Civil, Evandro Avelar acumula diversas experiências como gestor público. Foi secretário estadual das Cidades, de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, e presidente do Porto de Suape. Também foi diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e atuou como secretário municipal em diversos municípios pernambucanos.

Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira

É formado em administração de empresas e atuou como Chefe de Gabinete durante a primeira gestão da prefeita Raquel Lyra, sendo secretário de Governo na segunda gestão. Também trabalhou como Assessor Especial na Prefeitura de Caruaru.

Reportagem: Fala PE

DJENANE FRANÇA É A ANIVERSARIANTE DO DIA

Feliz aniversário! Que a sua felicidade não tenha limites e que Deus continue te abençoando hoje e sempre. Parabéns!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

INSS: CONFIRA O QUE MUDA PARA DAR ENTRADA NA APOSENTADORIA EM 2023

Em 2023 algumas regras da aposentadoria pelo INSS irão mudar. As atualizações são feitas todos os anos, desde que a Reforma da Previdência foi aprovada em 2019. A partir de 1º de janeiro, as regras de 2022 não valerão mais, sendo assim necessário que o brasileiro faça novas contas entre o tempo de contribuição e a idade para tentar descobrir se já pode dar entrada no pedido de aposentadoria.

Dentre as novas regras está a da idade progressiva, tendo mudado o tempo de contribuição necessário. A partir de 2023, homens que contribuíram por 35 anos e mulheres que contribuíram por 30 anos terão direito a aposentar desde que tenham a idade mínima exigida, que é de 63 anos para homens e 59 para mulheres.

No caso de mulheres, o pedido de aposentadoria ainda poderá ser feito por quem tiver 62 anos de idade e 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 15 de contribuição. A idade mínima não sobe mais a partir de 2023.

Uma vez iniciado o pedido de aposentadoria, é preciso entender em qual regra de transição o segurado se encaixa melhor. Caso seja a Regra dos Pontos, algumas questões precisam ser observadas, já que, a partir do ano que vem, o tempo de contribuição mínimo é de 30 anos para mulheres e de 35 para homens. O trabalhador deve somar o tempo de contribuição com a idade. Homens vão precisar chegar a 100 pontos enquanto mulheres a 90.

Como dar entrada na aposentadoria em 2023?

Entre no Meu INSS;

Clique no botão “Novo Pedido”;

Digite o nome do serviço/benefício que você quer;

Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Sendo que  trabalhador precisa incluir a documentação pessoal e, em alguns casos, os documentos para atualização dos vínculos no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). E o prazo para conclusão do período de aposentadoria em até 90 dias.

Reportagem: Correio Braziliense

BIU ABREU SERÁ O ENTREVISTADO DESTA SEXTA-FEIRA NA INTEGRAÇÃO FM DE SURUBIM, ÀS 12H

Nesta sexta-feira (30), às 12h, o prefeito de Orobó Biu Abreu será o entrevistado no Programa Plantão de Notícias, pela Rádio Integração FM - 88.5

Biu Abreu destacará as inúmeras conquistas do seu governo, e dos novos projetos para avançar ainda mais em 2023. O gestor oroboense também vai falar dos pagamentos deste final do ano, das próximas obras que serão entregues, entre outros assuntos.

Quem quiser participar com perguntas, críticas e elogios, pode ligar para o telefone da emissora: (81) 3634-1191. www.radiointegracaofm88.com

Telefones da Integração FM: (81) 3634-1191 - Zap da rádio (81) 9.9454-8192

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

MANOEL DE BIU GERALDO É O ANIVERSARIANTE DO DIA

Feliz aniversário! Que você continue lutando pelos seus sonhos e conquistando seus objetivos. Você merece tudo de bom. Que Deus esteja com você hoje e sempre. Parabéns!

INTEGRAÇÃO FM FARÁ A RETROSPECTIVA 2022 NESTE SÁBADO COM A PARTICIPAÇÃO DE BLOGUEIROS DA REGIÃO

Pelo quarto ano consecutivo, a Rádio Integração FM (88.5) promove um especial com o resumo dos principais fatos que viraram notícia ao longo do ano em nossa região. Este ano, a Retrospectiva 2022 vai ao ar neste sábado, dia 31 de dezembro, no "Plantão de Notícias", a partir do meio-dia.

O programa é apresentado pelo comunicador Alan Lucena, novamente com a participação dos blogueiros Sérgio Ramos, do Blog do Sérgio Ramos, Luís Fernando Germano, do Blog Negócios e Informes, e Charles Nascimento, do Blog Mais Casinhas.

Vale a pena conferir!

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS CELEBRA ANO DE CONQUISTAS E PARCERIAS DO GALPÃO DAS ARTES

Dentro das comemorações alusivas aos 22 anos de histórias, conquistas e desafios do Centro de Criação Galpão das Artes, será celebrada, na tarde desta quarta-feira (28), a partir das 16h, uma missão em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Rua da Matriz, no Centro de Limoeiro. A cerimônia será presidida pelo pároco Severino João. Além da diretoria e do elenco da entidade cultural, o momento religioso reunirá parceiros e colaboradores.

De acordo com o diretor do Galpão das Artes, Fábio André, o objetivo da realização da missa é celebrar e agradecer pela caminhada de vinte e dois anos do Centro de Criação Galpão das Artes. “A presença da sociedade nos incentiva a continuar contando outras histórias”, declarou o diretor. “Agradecer, primeiramente, os desafios superados pela pandemia da covid-19 e se reinventar para manter viva a instituição pertencente à sociedade civil organizada”, completou.

De modo pontual, o momento também será de agradecimento pelos projetos aprovados, através de seleção pública, e pela formalização de novas parcerias, o que o diretor classifica de “vitórias”. Em 2022, o Galpão das Artes iniciou parcerias com o Giral – Desenvolvimento Humano e Local e com o Museu do Mamulengo, ambas entidades sediadas no município de Glória do Goitá, Mata Norte do Estado, e que desenvolvem ações de fomento cultural e educacional, com olhar para o campo social.

Recentemente, o Centro de Criação Galpão das Artes também teve um projeto selecionado pelo Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID), por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Prefeitura de Limoeiro, para receber recursos oriundos de dedução fiscal que deverão ser investidos em ações voltadas ao público infantil. “Com as parcerias e apoios, ampliamos as possibilidades de contemplar ainda mais pessoas”, comemorou André.

KYARA HELOÍSA É A ANIVERSARIANTE DO DIA

A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes. Seja feliz hoje e sempre! Aproveite esse dia especial que é o seu aniversário. Parabéns!

DIA 14 DE JANEIRO TEM SORTEIO DE R$ 3.500,00 NO FRIGORÍFICO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, EM OROBÓ-PE - VEJA COMO É FÁCIL PARTICIPAR

Vai viajar e que antecipar suas compras de carnes? Vá ao Frigorífico São Francisco de Assis, em Orobó,
Já! Lá tem...
 
Carne de porco 16 reais o quilo
Carne de boi a partir de 19 reais o quilo
Carne de bode 25 reais o quilo
Carne de Carneiro 25 reais o quilo
Miúdo de boi 10 reais o quilo
Chambaril 16 reais o quilo
Queijo Mussalera 30 reais o quilo
Queijo de coalho 28 reais o quilo
Queijo de manteiga 28 reais o quilo
 
Lembramos que a cada R$ 100 em compras o cliente ganha um cupom para participar do sorteio de um boi ou R$ 3.500,00 reais no dia 14 de janeiro de 2023
 
Frigorífico São Francisco de Assis, ao lado do Abrigo dos Idosos - Orobó/PE - Contatos: (81) 9.9984-2993 - 9.9840-1654
 

RAQUEL LYRA DIZ QUE VAI APRESENTAR O SECRETARIADO E FAZER A NOMEAÇÃO NO DIA 2 DE JANEIRO

O secretariado de Raquel Lyra só será conhecido no dia 2 de janeiro de 2023, um dia após a posse da primeira governadora de Pernambuco. Em entrevista ao JC, hoje, ela disse que os nomes serão indicados e nomeados todos ao mesmo tempo e no mesmo dia.

Apesar de algumas especulações, a governadora vem conseguindo evitar o vazamento da lista. Ela afirma que prefere fazer tudo com cautela e manter seu estilo de gestão. Nas suas duas gestões à frente da Prefeitura de Caruaru, Raquel também adotou uma postura de segurar a divulgação do secretariado.

“Estamos procurando os melhores nomes, dentro da nossa proposta de reforma administrativa e dando visibilidade aos temas que a gente precisa, como habitação, água, saneamento, desenvolvimento metropolitano, desenvolvimento regional. Para isso estamos trazendo as pessoas que têm sensibilidade política a capacidade técnica para fazer a liderança do movimento de mudança que Pernambuco escolheu para os próximos anos”, destaca.

Raquel Lyra adianta que a indicação do secretário acontecerá em uma mesma leva, sem o vazamento disperso de nomes. “A nomeação do secretariado será no dia 2 de janeiro. Nós estamos trabalhando com equipes técnicas na comissão de transição e fazendo relatórios, daquilo que temos informação para que cada secretário possa começar a trabalhar assim que receber a pasta”, adianta.

A governadora reforça que todo o secretariado será divulgado no mesmo dia. “E vamos ter um trabalho muito forte no fortalecimento de lideranças femininas no secretariado”, reforça. Questionada se consta na lista muitos nomes de fora de Pernambuco, ela mantém segredo, mas dá a entender que sim.

Na bolsa de apostas em torno do misterioso secretariado de Raquel, alguns nomes surgiram, mas as pessoas negaram. Foi o caso do ex-secretário de Educação do governo Jarbas Vasconcelos, Mozart Neves Ramos. Ele desmentiu a informação de que tivesse recebido qualquer convite.

Reportagem: JC Online

OROBÓ ABRE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA VAGAS NO SAMU

A Secretaria de Saúde de Orobó publicou edital para processo seletivo simplificado que visa preencher vagas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma presencial, na sede da secretaria, localizada na Rua Professor Mariano de Aguiar, Bairro da Matriz, ou através de envio da documentação pelos Correios, no período de 27 de dezembro a 02 de janeiro. Na secretaria, o atendimento ocorre das 8h às 16h.

O edital completo está disponível na edição desta terça (27) do Diário Oficial dos Municípios (Portal da Amupe). O critério de avaliação será análise curricular e os contratos terão validade de um ano. Há duas vagas disponíveis para condutor socorrista e duas vagas para técnico de enfermagem. Para os dois cargos – conforme edital – o salário será o mínimo vigente na data da contratação (previsão de R$ 1.320), com jornada de trabalho de 24x36 (plantão).

O processo exige alguns critérios específicos para as funções, os quais os interessados devem conferir pontualmente no edital. A divulgação do resultado definitivo está prevista para 6 de janeiro e a contratação a partir de 9 de janeiro. Também foi lançado edital para contratação de quatro médicos ambulatoriais, com salário de R$ 10 mil e jornada de 40 horas semanais, e de sete plantonistas para Unidade de Saúde de Matinadas, com salário de R$ 2 mil por plantão de 24 horas.

Reportagem: Blog do Agreste

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

PÁROCO DE CASINHAS É NOMEADO REITOR DO SEMINÁRIO NOSSA SENHORA DE LOURDES EM SURUBIM

O padre Ayrton Barbosa da Silva Filho (foto), pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Casinhas, foi nomeado reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes (Menor e Propedêutico), em Surubim, acumulando seus ofícios atuais. Ficou também definida a nomeação do diácono Elias Jordan Travassos de Sousa, designado para a Paróquia de Casinhas. Os religiosos assumirão suas novas missões a partir de fevereiro de 2023.

O comunicado oficial divulgado na última sexta-feira (23) pela Cúria Diocesana da Diocese de Nazaré trazendo os anúncios de transferências, nomeações de presbitérios e estágio pastoral dos seminaristas concluintes do curso de Teologia, você confere clicando aqui.

TRANSIÇÃO DE RAQUEL LYRA DESCOBRE BURACO DE R$ 1,5 BILHÃO EM PERNAMBUCO

Governador atual, Paulo Câmara só vai deixar 1,8 bilhão de reais dos 3,3 bilhões de reais necessários para concluir obras. "O governo acelerou gastos mesmo com queda de arrecadação.”

Durante o trabalho no período da transição, a equipe da governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra, descobriu que o governador atual, Paulo Câmara, só vai deixar 1,8 bilhão de reais dos 3,3 bilhões de reais necessários para concluir obras no estado. Ou seja, um buraco de 1,5 bilhão de reais no orçamento.

O maior gargalo financeiro está nas estradas. Há 39 obras com conclusão prevista para 2023 que demandam 1,2 bilhão de reais em investimentos, só que o governo de Câmara só guardou 322 milhões de reais para essa finalidade. O governo acelerou gastos mesmo com queda de arrecadação.”

A vice-governadora eleita e coordenadora da equipe de transição do governo eleito de Raquel Lyra, Priscila Krause, fez um balanço, na tarde desta segunda-feira (26), sobre o trabalho de mudança de governo. "Pernambuco vem tendo imensos prejuízos durante os últimos anos, e é evidente que o discurso de que está tudo bem com as contas, enquanto a situação socioeconômica de Pernambuco é muito ruim, não tem lastro na realidade. Entre os vários achados, nos chamou atenção o descompasso entre as dificuldades na arrecadação, observadas desde o início do segundo semestre, e a aceleração de contratações e gastos por parte da gestão que se encerra. Houve pouca responsabilidade do governo atual em aumentar os gastos num cenário de incerteza fiscal, sobretudo em consequências de mudanças da legislação federal que envolvem o ICMS. Vamos arrumar a casa, fazer um governo mais transparente e eficiente para tornar Pernambuco um lugar melhor pra se viver”, explicou.

A coordenadora da equipe explicou que, na manhã de hoje, protocolou ofício noticiando os achados no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e no Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE). Durante os 45 dias de trabalho, outros ofícios foram protocolados no TCE-PE, como o pedido de medida cautelar para suspender a contratação da obra no Complexo do Curado (inexigibilidade de licitação), que foi assinada sem que se comprovasse a existência de recursos para executá-la no ano que vem. A votação da cautelar foi suspensa no início do mês com placar empatado.

Em relação a pedidos da transição remetidos ao governo atual, Priscila também explicou que foram enviados ofícios solicitando a suspensão de novas contratações não essenciais, pactuação de novos convênios sem lastro orçamentário para 2023 e suspensão de processos de desapropriação, em curso especificamente no âmbito da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Na coletiva, Priscila Krause apresentou um conjunto de dados que aponta preocupações sobre contas públicas, despesas, obras paralisadas, novas contratações e os principais desafios da nova gestão. “Há muita diferença entre números e a realidade. Essa é uma receita administrativa mal sucedida que Pernambuco conhece e não aceita mais: obras contratadas sem recurso em caixa para executá-las. É preciso termos obras com começo, meio e fim”, acrescentou. A vice-governadora eleita explicou que a equipe, formada por técnicos, optou por fazer uma transição eminentemente administrativa.

“Trabalhamos incansavelmente, e vamos continuar trabalhando até o dia 31, para obter informações atualizadas sobre o Governo de Pernambuco, e o que temos visto é uma discrepância entre o que eles divulgam para o que realmente é”, frisou.

De acordo com Priscila, por exemplo, a equipe de transição apurou que, desde outubro passado, foram publicados pelo menos 38 novos contratos de obras, totalizando R$ 328 milhões de novas despesas, além da abertura de 31 novos processos de licitação para obras que somam, quando os contratos forem assinados, mais R$ 284,8 milhões.

Segundo a apresentação, há pelo menos 75 contratos de obras de médio e grande porte em andamento, que totalizam investimentos de R$ 3,13 bilhões, dos quais R$ 1,8 bilhão deverão ser, conforme o cronograma dos contratos, executados integralmente em 2023. A transição sublinhou, no entanto, que não há dotação orçamentária para a conclusão de todas as obras. “Só de contratos de obras vigentes do DER, por exemplo, são 1,2 bilhão de reais para executar as obras no ano que vem, mas o orçamento só prevê 322 milhões para investimentos”, explicou.

A equipe de transição também pontuou os desafios mais urgentes para Pernambuco: combater a fome e a desigualdade social, acabar com a fila para marcar consultas e cirurgias, que hoje têm mais de 78 mil pacientes à espera; combater o aumento de homicídios do estado; entender a grande quantidade de obras paralisadas e a situação financeira da Compesa, que apresenta crescimento do seu endividamento, bem como a situação das obras de dragagem do canal de Suape, fruto de um acordo judicial feito às pressas ao custo de R$ 480 milhões. Sobre esse assunto, uma das preocupações do governo eleito é a situação do licenciamento ambiental para a obra.

Reportagem: Blog do França

sábado, 24 de dezembro de 2022